sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

Importância da TI nas Micro Empresas

Imagine que você entra num supermercado fictício e fica espantado com a desorganização do ambiente e o desleixo com tecnologia. Nossa viagem imaginária continua e você vê que as informações descritas nas gôndolas são feitas à mão. Você nota a falta de uma impressora de códigos de barra. Os monitores dos caixas são cada um de uma marca e modelo diferentes, sendo 2 ou 3 CRTS e os demais LCD



Os computadores do PDV já estão com os gabinetes amarelos e parecem já bastante antigos. As impressoras fiscais são de modelos diferentes e o sistema é muito lento, provavelmente pelo precário uso dos ativos de rede, talvez com switch doméstico e a provável utilização de um servidor inadequado para a empresa. O guarda volumes tem um balcão antigo e a loja é muito escura.

Esta empresa pode existir em qualquer cidade e é provável que você já tenha entrado em uma de verdade. É inacreditável como alguns micro empresários ainda não se deram conta da importância da TI e da Automação para seus negócios. Todas as informações importantes sobre clientes, empresas, movimentação, informações fiscais e gerenciais estão ali, presentes e trafegando de forma precária.  Às vezes sob a responsabilidade de um funcionário iniciante entendido de informática, que vive insistindo para melhorar aqui e ali, sob a constante negativa do dono, mais preocupado em não “gastar tanto com informática”.

Sei que pode parecer uma visão caricata e até, sob certos aspectos, preconceituosa, mas não muito longe da realidade. Nosso papel é muito mais do que trabalhar as soluções e buscar os melhores resultados para os clientes, difundir e disseminar informações corretas sobre automação comercial e TI.
Geralmente o primeiro passo do pequeno empresário que vai automatizar é comprar os equipamentos e é aí que acontece o pior: não quer gastar e acaba gastando mal e comprando errado, justamente porque o primeiro passo foi comprar. Quando se fala em automação o primeiro passo é planejar e nós que somos da área podemos ajudar numa consultoria correta para que o gasto se transforme em investimento.

“Investir na empresa significa oferecer condições para que esta esteja cada vez mais preparada para novos desafios referentes ao aumento de concorrência no segmento, diferenciais no atendimento das vendas, pós-vendas e inovações tecnológicas de produtos ou serviços”, como salienta o consultor Luís Alberto F. Lobrigatti.

São muitos os casos de clientes que compraram um servidor que estava na promoção que é bem mais do que ele precisava, enquanto para circular na empresa tropeça-se em fios e cabos, além de vários pequenos switches espalhados na empresa. Ou aquele caso do cliente que ligou desesperado porque descobriu que as cópias de segurança eram feitas por aquele funcionário que foi demitido alguns meses atrás e, justamente ele, era o único responsável por isso.


Além de todas estas situações está a questão da segurança dos dados e informações das empresas. Existem muitas facilidades de utilização de firewall e outras ferramentas para a segurança, mas o primeiro passo é a conscientização de que Tecnologia da Informação e a automação, além de atender às necessidades da empresa perante o fisco, exercem papel estratégico e fundamental para as organizações. “automação se tornou uma necessidade por ser instrumento de gestão para tomada de decisão. Ter a informação em tempo real é indispensável para o varejista, de qualquer porte, na hora de fechar negócios”, define Alci Porto, do Sebrae.

José Carlos Pereira da Silva.


Nenhum comentário:

Postar um comentário