Segundo o colunista André Trigueiro, da CBN, foi anunciado um Consórcio entre o governo brasileiro e alemão, para criar na cidade de Careaçu, MG, a primeira indústria de logística reversa da América Latina. Sabemos que a logística reversa é a “preocupação que se deve ter no encerramento do ciclo de um produto, tendo um plano definido para reduzir os impactos ambientais causados pelo descarte”.
Embora haja legislações sobre a matéria, em que a responsabilidade é dos fabricantes, a maioria deles não se preocupa com a destinação dos equipamentos que fabricam. Experimente ligar para os fabricantes de monitores de computador, por exemplo. As respostas são evasivas, “estão preparando um plano”, ou “está em estudo”, enfim, nenhuma preocupação com o meio ambiente.
Em Colatina existe o projeto RENOVATECH, fruto da parceria entre APIC – Associação dos Profissionais de Informática de Colatina, Prefeitura Municipal de Colatina, SANEAR – Serviço de Saneamento e Meio Ambiente e IFES – Instituto Federal do Espírito Santo, Campus Colatina, que visa beneficiar, reciclar, reutilizar e dar destinação correta ao lixo tecnológico não aproveitado. O projeto tem, além da questão ambiental, um viés de inclusão digital, projeto Educa-Ação, onde os alunos da escola João Manoel Meneghelli no bairro Ayrton Sena, de acordo com critérios definidos pela Secretaria de Educação do Município, receberão os micros em comodato como complemento e apoio aos processos pedagógico educacionais. Tem também o enfoque do Colatina on line, onde os moradores do bairro, inicialmente, terão acesso gratuito à internet e o projeto de cidade digital, que já existe, onde a prefeitura tem
O projeto RENOVATECH está inscrito através da Secretaria de Tecnologia da Informação da Prefeitura Municipal de Colatina no Prêmio Inovação na Gestão Pública do Estado do Espírito Santo (Inoves), na categoria “Resultados para a Sociedade”, com o título “Renovatech – Renovando e Recriando Tecnologias”, e também na categoria “Tecnologia da Informação e Comunicação” com o título “Conectando Futuros – Colatina on line”. A indicação dos Prêmios ocorre entre os dias
José Carlos Pereira da Silva.
*Gerente da Edi Informática, 10 anos de experiência em Tecnologia da Automação, participa da Diretoria da APIC - Associação dos Profissionais de Informática de Colatina, Formação em Contabilidade, Auditoria e finanças.
Nenhum comentário:
Postar um comentário