sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Secretaria da Fazenda facilita a abertura de empresas no Estado


O Projeto CADSIM – Cadastro Simplificado em implantação pela SEFAZ-ES vai facilitar a abertura de empresas no Estado do Espírito Santo, visando desburocratizar os processos de concessão de inscrição estadual e alteração dos dados cadastrais das empresas. No início, o projeto vai atender a um grupo de contribuintes circunscritos à Agência da Receita Estadual da Serra, mas até o final deste ano deve chegar a todos os contribuintes do Estado. As medidas estão previstas no decreto 2595, publicado quinta-feira (07) no Diário Oficial.

Os contribuintes circunscritos à Agência da Serra - que atende também os municípios de Fundão, Santa Teresa e Santa Maria de Jetibá - não precisarão mais ir até a unidade da Receita para abrir uma empresa. Para obter a inscrição estadual, bastará fazer o registro na Junta Comercial, que vai enviar as informações à SEFAZ por meio eletrônico. No modo atual, o contribuinte registra o ato na Junta Comercial e, em seguida, leva a documentação, junto com a Ficha de Atualização Cadastral (FAC), a uma agência da Receita, para que as informações sejam processadas pela SEFAZ.

Até o dia 12 de novembro, a medida vale apenas para as inscrições de contribuintes da Serra que tenham contabilistas indicados pelo Conselho Regional de Contabilidade (CRC) à SEFAZ. A previsão é de que, após esta data, a nova rotina também possa ser seguida no caso de alterações de dados cadastrais das empresas, mas ainda por um grupo específico de contabilistas.

Segundo a supervisora da Agência Virtual da SEFAZ e gestora do projeto, Juliana Audi, a expectativa da Secretaria da Fazenda é abrir o CADSIM para os contribuintes em geral, de todo o Estado, até o final do ano.

O projeto é parte do programa Mais Fácil, da SEFAZ, que tem por objetivo a utilização de modernas tecnologias da informação e comunicação para dinamizar a prestação de serviços à sociedade e democratizar o acesso à informação.


PROCESSO

A supervisora explica que, na nova modalidade, o contribuinte checa a viabilidade da constituição ou alteração de dados da empresa pelo Registro Mercantil Integrado (REGIN), no site da Junta Comercial (www.jucees.es.gov.br).

Com a aprovação dos órgãos envolvidos (JUCEES, SEFAZ e prefeitura), o contribuinte solicita o CNPJ no site da Receita Federal do Brasil (www.receita.fazenda.gov.br). Em seguida, registra o ato na Junta, que repassa as informações à SEFAZ, por meio eletrônico, para que a inscrição estadual seja gerada automaticamente. O contribuinte acompanha todo o processo na internet, pelo REGIN.

Fonte:
www.sefaz.es.gov.br

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