quarta-feira, 26 de maio de 2010

Dúvidas sobre ECF

No ultimo sábado, dia 22, estive no auditório da Atual Sistemas, em Colatina, para falar com os franqueados sobre o tema Impressora Fiscal. Foi uma palestra rápida e as dúvidas mais comuns que eu notei, e reproduzo aqui, foram:

As impressoras fiscais matriciais (como, por exemplo, a Daruma FS345), podem ser usadas até quando?

Não existe até o momento legislação que proíba o uso das impressoras fiscais matriciais. Existe um limite de emissão de redução Z nas impressoras fiscais e é só acompanhar esse controle. Quando o limite de redução estiver esgotando o cliente deve ir preparando o pedido da nova impressora com MFD e a impressora antiga deverá ser cessada quando acabar o limite.

Alguns desenvolvedores e / ou revendas estão orientando os clientes para trocar, por causa do PAF-ECF, mas deve ser porque o programa não está funcionando corretamente na matricial. O que pode eventualmente acontecer na utilização do programa aplicativo com a versão do PAF-ECF na impressora fiscal mais antiga é o retorno de algumas mensagens de erro, mas sem impedir o funcionamento e a emissão de cupons. Além disso, é notório que as impressoras fiscais com MFD, as chamadas térmicas, são mais rápidas, economizam bobina e têm maior taxa de compactação. Dependendo do fluxo de movimentação do ponto de venda, o cliente ficará satisfeito com um atendimento rápido, não só quanto ao ECF, mas também em relação aos outros equipamentos, como leitor fixo, balanças e gavetas.

Mesmo a empresa desenvolvedora com a versão do PAF-ECF já homologada precisa de fazer a declaração conjunta do desenvolvedor e usuário de ECF?


Sim. Uma coisa é a homologação, outra coisa é a declaração conjunta. Esta declaração terá que ser feita sempre que o desenvolvedor tiver um novo cliente para o seu software homologado. (Em breve falaremos sobre o preenchimento dessa declaração).

Como funciona a política de preços das impressoras fiscais?


Vou falar sobre a Daruma. A política de preços é um mecanismo usado pelo fabricante para proteger a revenda e garantir uma margem adequada. Cada fabricante estipula a sua política, levando em conta as peculiaridades de cada região. No caso da Daruma, existe um preço mínimo de venda para cada modelo de equipamento e é muito importante saber identificar corretamente quais as necessidades do cliente, que tipo de demandas existe naquele ambiente e quais as possibilidades de expansão para que sejam oferecidos os equipamentos adequados.

Como saber quais empresas estão com o software homologado na versão do PAF-ECF?

No site da SEFAZ, www.sefaz.es.gov.br estão disponibilizadas todas as informações sobre empresas desenvolvedoras homologadas, empresas credenciadas para lacrar impressoras fiscais, modelos e versões de impressoras. É possível até fazer download do laudo das empresas. É só clicar em Fiscalização depois escolher PAF-ECF, para saber quais empresas estão homologadas, ou ECF para informações sobre impressoras e credenciadas.

José Carlos Pereira da Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário