Segundo
pesquisas recentes realizada pela Bematech e Opinião Consultoria, conforme
artigo no site da AFRAC Associação Brasileira de Automação Comercial, apenas
31,6% do comércio varejista do país está automatizado, considerando a presença
de pelo menos um equipamento de hardware e um software de gestão.
Dentre os
não automatizados, 69% pretendem automatizar nos próximos anos.
Usam
impressora fiscal 42% dos automatizados e citam como principal impacto no uso
da automação a agilidade nos processos e a melhoria no controle da gestão.
Postos de
gasolina, calçados e cosméticos/higiene aparecem como os segmentos mais
automatizados. Entre os menos automatizados figuram os estacionamentos e as
óticas.
Penso que
é importantíssimo melhorar os processos e o controle da gestão. Faltou apenas
citar o cliente, pois o gestor deve pensar também, no momento de planejar a
automação da empresa, o que pode ser feito para melhorar a experiência de
compra do cliente, mais agilidade, mais conforto, melhoria no atendimento, agilidade
nas modalidades de recebimento, clareza na visualização de informações dos
produtos, tais como preços, características, etiquetas, entre outras.
Enfim,
vamos automatizar, melhorar pra empresa, processos e gestão e melhorar ainda
mais para o cliente e encarar como um investimento, automatizando de forma
adequada, nem mais nem menos. Gasta com informática quem compra de qualquer
jeito com foco só no preço. Investe em tecnologia quem planeja e compra de
acordo com sua necessidade.
É isso!
José
Carlos Pereira da Silva.
*Formação em Contabilidade, Gerente da Edi Informática, 10 anos de experiência em Tecnologia da Automação, participa da Diretoria da APIC - Associação dos Profissionais de Informática de Colatina.
*Formação em Contabilidade, Gerente da Edi Informática, 10 anos de experiência em Tecnologia da Automação, participa da Diretoria da APIC - Associação dos Profissionais de Informática de Colatina.
Nenhum comentário:
Postar um comentário