quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

Este Ano Quero Menos Hipocrisia No Meu Coração


Este ano quero paz no meu coração
E no próximo também, por que não?
Alguém pode querer a guerra?
Ou almejar a não-guerra?
O que é paz, afinal?
Não-guerra?
E guerra? Não-paz?
Talvez colocar a paz no coração
O dinheiro no bolso
A saúde no corpo
A positividade na mente
A lucratividade no banco
A felicidade no rosto
A corrupção na sala fechada das velhas raposas
O nepotismo nas repartições
Colocar toda a minha confiança no meu plano de saúde – ou de doença?

Quero tudo todos os anos, tantos planos... Pedidos tão embaçados à beira-mar, tão superficialmente formulados que não passam do dia 2 de janeiro. Uma explicação de um ministro ou deputado apanhado no flagra tem mais consistência.

Reclamo da intolerância de países em conflito e no calor das festas de fim de ano ajo como um enviado da paz, mas no dia-a-dia lanço um olhar gelado pro meu vizinho, fecho a cara pro meu colega de trabalho e xingo o motorista que me fechou no trânsito. Eu sou contra a guerra, mas talvez não saiba o que é a guerra e por isso penso que vivo em paz.

Fico emocionado com a propaganda do fome zero, com as imagens dos lixões e vou dormir reclamando que comi demais. Pra aliviar a consciência fui naquele show cujo ingresso era um quilo de alimento não-perecível e acho que fiz a minha parte.

Pensando bem, este ano quero apenas ser mais verdadeiro e menos hipócrita. Aprender um pouco sobre paz e tentar ser apenas eu. Simples, reto, tranqüilo, enérgico e decidido a enfrentar o que vier de forma verdadeira.

Este ano quero menos hipocrisia no meu coração. Talvez assim eu possa contribuir para uma comunidade melhor.

José Carlos Pereira da Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário