quarta-feira, 25 de agosto de 2010

Faça a Diferença


7 Ações Práticas para a sua Software House implementar já


Com o advento do PAF-ECF, os programas frente de loja ficaram bem parecidos, até para atender de forma eficaz às exigências e os parâmetros para credenciamento, trazendo um aumento da concorrência, além de outros desafios para as pequenas e micro empresas de desenvolvimento de software, as chamadas software houses.
O que fazer então? Acordar de manhã, olhar pro espelho, sorrir e dizer você é um sucesso? Isso é bom, mas algumas ações podem ajudá-lo a se diferenciar dos concorrentes.

Sugiro então 7 ações práticas para a sua empresa implementar já:

1 – Mude o foco no programa, foco no PAF, para foco no cliente. Estude, invista no conhecimento e prepare-se para a mudança de postura que altera a antiga imagem de programador para consultor, que tem noção de custo, mercado, vendas, estoque, finanças e marketing, com uma ferramenta, não só para atender ao fisco, mas que gera dados gerenciais para as decisões dos gestores das micro e pequenas empresas;

2 – Reveja os custos com atendimento e cumprimento das exigências legais, principalmente com a renovação anual do Laudo do PAF-ECF e passe a acompanhar mais de perto os resultados;

3 – Analise a possibilidade de ampliar o leque, de atender outros segmentos, para aumentar a base de clientes;

4 – Participe de eventos sobre franquia e calcule as reais possibilidades de atuar em outros estados. Abra a mente a novas idéias, converse com os usuários diretos do programa visando constantes implementações e inovação para ter um sistema diferenciado da concorrência;

5 – Invista no atendimento. Treine constantemente a equipe, faça simulações, peça alguém para ligar para sua empresa e avalie o atendimento. Persiga a satisfação plena dos clientes e mostre a todos internamente os objetivos e metas da empresa para que os colaboradores falem a mesma língua;

6 – Exercite o associativismo, informe-se sobre arranjos produtivos locais ou programas parecidos, como o Pólo de TI do SEBRAE no Espírito Santo, com núcleos na região Sul, Grande Vitória e Norte do estado, que contribuem para o fortalecimento, viabilização de cursos, capacitação em eventos, palestras, visitas técnicas a feiras e seminários, tudo dentro de um plano estratégico para o setor;

7 – Faça um manual de procedimentos para que todos possam agir de forma padrão. Prepare a documentação do cliente, tais como contratos, notas fiscais e mais adiante a declaração conjunta, deixe alguém na empresa responsável por isso, para não atrasar os processos de pedido de uso e liberação do ECF .

Bom, lazer, atividade física e pensamento positivo ajudam bastante também.

Sucesso!!!

José Carlos Pereira da Silva.
*Gerente da Edi Informática, 10 anos de experiência em Tecnologia da Automação, participa da Diretoria da APIC - Associação dos Profissionais de Informática de Colatina, Formação em Contabilidade, Auditoria e finanças.

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