quinta-feira, 1 de julho de 2010

Cartões de Crédito


Maquininha unificada de cartão chega ao comércio de todo o Brasil

Chega hoje em todo o comércio do Brasil a nova máquina unificada de cartão de débito e crédito que irá substituir as atuais, usadas na maioria pelas bandeiras Visa e Mastercard. A mudança irá trazer economia para os lojistas e ao consumidor, já que o aluguel da maquininha será 80% mais barato.

"Daremos início à Lei Áurea do varejo", disse o presidente da Confederação Nacional dos Dirigentes Lojistas (CNDL), Roque Pellizzaro Junior. Ainda que esse seja apenas o primeiro passo no caminho de desenvolvimento do setor, lojistas e consumidores devem sair ganhando, segundo especialistas.

A expectativa de Pellizzaro é a de que a taxa de desconto paga pelos comerciantes às empresas credenciadoras de cartões deve cair entre 30% e 35% em um ou dois anos. Atualmente, de acordo com o presidente da CNDL, esta taxa varia entre 3,5% e 5% por compra, excluindo-se dessa conta os 100 maiores varejistas e os postos de gasolina, que possuem contratos diferenciados. "Já estamos fazendo um alerta aos lojistas para que, os que conseguirem redução dessa taxa, a repassem logo para o consumidor", disse.

Mudança trará regras ao setor

A previsão é que a mudança traga ainda uma regulação do setor, com a criação de um marco regulatório, ou seja, regras para a cobrança de tarifas, segundo Henrique Meirelles, presidente do Banco Central.

- O crescimento do mercado é sempre de três dígitos [em torno de 180%]. Temos oportunidades para o estabelecimento de um marco regulatório, já que teremos um ambiente de maior competição, com a entrada de novos concorrentes e transparência na formação de preços.

Para Marcel Solimeo, economista-chefe da ACSP (Associação Comercial de São Paulo), a mudança irá trazer uma maior velocidade nas operações, já que o comerciante utiliza atualmente cerca de três máquinas em uma loja.

- Quanto mais competição houver, melhor. Sem contar que essas maquinetas já têm modelos que servem para diversas outras operações, o que reduz os custos. O que pesa no conjunto é a taxa cobrada nos cartões e essa competição vai diminuir isso.

Fonte:
http://www.r7.com
www.gazetaonline.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário