terça-feira, 22 de setembro de 2009

Desduplicação

Na década de 80 as previsões eram de que em 2000 não usaríamos mais papel. Bem, continuamos a usar papel, mas é certo afirmar que o volume de dados armazenados em meio magnético praticamente dobra a cada 18 meses, trazendo uma preocupação aos gestores de TI, para equacionar os custos de armazenamento com o volume de dados a serem armazenados. Nesse contexto a desduplicação desponta como uma tecnologia capaz de revolucionar os sistemas de armazenamento.

A desduplicação compara blocos de dados que estão sendo enviados para um dispositivo de backup com blocos de dados já armazenados no mesmo dispositivo. Quando encontra dados duplicados, em vez de gravar o arquivo por completo, a tecnologia cria uma indicação que fica gravada em um índice. No momento de recuperar o arquivo, o sistema recorre ao índice para encontrar suas várias partes.

Desduplicação ou deduplicação?
Até pouco tempo a tecnologia era conhecida por “deduplicação”. Essa mudança na grafia do termo gerou uma confusão inicial no conceito, originário da palavra inglesa “deduplication” que significa eliminar a duplicação e redundância de dados. “No português, o mais correto é desduplicar”.

Comparação entre desduplicação e compressão:
A desduplicação aproveita blocos já avaliados; já a compressão faz análises pontuais. Como regra básica se o dado sofre pouca compressão (imagem, som, vídeo, ZIP, etc), fatalmente sofrerá pouca, ou nenhuma, desduplicação.

Como avaliar o que é melhor utilizar?
- Compressão (hardware) tende a ser mais performática, porém reduz pouco.
- Desduplicação (software) tende a ser menos performática, porém reduz enormemente o armazenamento.

Segunda reportagem da Computerworld, os sistemas de desduplicação vêm embarcados diretamente nos equipamentos e são diferentes em cada fornecedor. Isso significa que não é possível apenas agregar a funcionalidade na infraestrutura existente, é preciso adquirir novos equipamentos. Também não é possível utilizar a tecnologia de desduplicação de determinada empresa em equipamento de outro fabricante.

Fonte:
Computerworld, Nº. 517, Agosto de 2009
www.resellerweb.com.br
www.timaisinteligente.org