sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Secretaria da Fazenda facilita a abertura de empresas no Estado


O Projeto CADSIM – Cadastro Simplificado em implantação pela SEFAZ-ES vai facilitar a abertura de empresas no Estado do Espírito Santo, visando desburocratizar os processos de concessão de inscrição estadual e alteração dos dados cadastrais das empresas. No início, o projeto vai atender a um grupo de contribuintes circunscritos à Agência da Receita Estadual da Serra, mas até o final deste ano deve chegar a todos os contribuintes do Estado. As medidas estão previstas no decreto 2595, publicado quinta-feira (07) no Diário Oficial.

Os contribuintes circunscritos à Agência da Serra - que atende também os municípios de Fundão, Santa Teresa e Santa Maria de Jetibá - não precisarão mais ir até a unidade da Receita para abrir uma empresa. Para obter a inscrição estadual, bastará fazer o registro na Junta Comercial, que vai enviar as informações à SEFAZ por meio eletrônico. No modo atual, o contribuinte registra o ato na Junta Comercial e, em seguida, leva a documentação, junto com a Ficha de Atualização Cadastral (FAC), a uma agência da Receita, para que as informações sejam processadas pela SEFAZ.

Até o dia 12 de novembro, a medida vale apenas para as inscrições de contribuintes da Serra que tenham contabilistas indicados pelo Conselho Regional de Contabilidade (CRC) à SEFAZ. A previsão é de que, após esta data, a nova rotina também possa ser seguida no caso de alterações de dados cadastrais das empresas, mas ainda por um grupo específico de contabilistas.

Segundo a supervisora da Agência Virtual da SEFAZ e gestora do projeto, Juliana Audi, a expectativa da Secretaria da Fazenda é abrir o CADSIM para os contribuintes em geral, de todo o Estado, até o final do ano.

O projeto é parte do programa Mais Fácil, da SEFAZ, que tem por objetivo a utilização de modernas tecnologias da informação e comunicação para dinamizar a prestação de serviços à sociedade e democratizar o acesso à informação.


PROCESSO

A supervisora explica que, na nova modalidade, o contribuinte checa a viabilidade da constituição ou alteração de dados da empresa pelo Registro Mercantil Integrado (REGIN), no site da Junta Comercial (www.jucees.es.gov.br).

Com a aprovação dos órgãos envolvidos (JUCEES, SEFAZ e prefeitura), o contribuinte solicita o CNPJ no site da Receita Federal do Brasil (www.receita.fazenda.gov.br). Em seguida, registra o ato na Junta, que repassa as informações à SEFAZ, por meio eletrônico, para que a inscrição estadual seja gerada automaticamente. O contribuinte acompanha todo o processo na internet, pelo REGIN.

Fonte:
www.sefaz.es.gov.br

quinta-feira, 14 de outubro de 2010

A palestrante Maisy Massucatti no evento em Itaguaçu/ES.

Equipe Edi no envento em Itaguaçu/ES. Elisangela, do setor de ECF, José Carlos, Gerente e Alécio, Consultor de Vendas

Everson, responsável pela franquia da Atual em Baixo Guandu, Édipo, Consultor Técnico e Salatiel, Consultor de Vendas

Palestra em Itaguaçu - ES










Ontem estivemos em Itaguaçu/ES num evento promovido pela Atual Sistemas e Edi Informática, com apoio da CDL de Itaguaçu, onde houve uma apresentação da Edi, da Atual e palestra com Maisy Massucatti sobre PAF-ECF, Nota Fiscal Eletrônica e SINTEGRA. Na ocasião tive oportunidade de falar com os empresários sobre a importância de usar a tecnologia adequadamente nas micro e pequenas empresas e da diferença entre gastar com informática e investir em tecnologia.

Gasta com informática quem primeiro compra o equipamento e depois vê o que vai fazer com ele; quem compra um equipamento com recursos insuficientes ou com recursos superdimensionados. Investe em tecnologia quem planeja, faz perguntas sobre os resultados que pode alcançar, implementa, capacita os colaboradores e utiliza os recursos do sistema como base para a tomada de decisões.

Foi um evento muito enriquecedor com presença de quase 100 pessoas entre empresários e colaboradores.

Na foto, Fabiano da Atual Sistemas, a palestrante Maisy Massucatti e eu, José Carlos, da Edi Informática.

José Carlos Pereira da Silva.

quinta-feira, 7 de outubro de 2010

Renan Osorio Rios, na apresentação da Análise Multitemporal do Uso do Solo, objeto de sua dissertação de Mestrado, fechando o 1º. Fórum de Informática


Na foto, da esq. p/direita Alextian, Professor do IFES e vice-presidente da APIC, Eduardo, da EXATA, Leonardo, do SEBRAE e José Carlos, da Edi


Outra foto da Oficina de Automação Comercial


Eu, José Carlos Pereira da Silva, gerente da Edi Informática, no Fórum, falando sobre Automação Comercial


Viviane Ferraço Marino, Secretária de TI da PMC Entregando Camisa do Projeto RENOVATECH para aluna do IFES Campus Colatina


Foto do Fórum de Informática. Viviane Ferraço Marino, Secretária de TI da Prefeitura Municipal de Colatina falando sobre o projeto RENOVATECH.


1º Fórum de Informática de Colatina

O 1º Fórum de Informática foi finalizado hoje, às 16h30min com a palestra de Renan Osório Rios, com o tema Análise Multitemporal do Uso e Ocupação do Solo da Cidade de Vitória – ES, utilizando os multisensores de Satélites. O evento, promovido pela APIC – Associação dos Profissionais de Informática de Colatina foi realizado no IFES Campus Colatina, com apoio do SEBRAE e da UNESC em paralelo à Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, com várias palestras e oficinas, com ótima participação dos alunos e de pessoas da comunidade.