terça-feira, 21 de julho de 2009

Os programas aplicativos integrados ou interligados a ECF, o que chamamos de “frente de loja”, a partir de 1º. de janeiro de 2010 terão que estar adequados ao PAF-ECF (programa aplicativo fiscal), ou seja, quem já tem ECF tem prazo para se adequar até janeiro, mas para pedido de uso de ECF a exigência é a partir de outubro/2009. Como ainda há muitas “software houses” no Espírito Santo que não se adequaram, pode haver uma corrida para a homologação, mas tudo indica que não dará tempo para todos os desenvolvedores fazerem as devidas alterações nos programas.
Uma solução paliativa seria a empresa trabalhar com um frente de loja homologado e continuar com o retaguarda que já trabalha usualmente, o que talvez seja a única saída no momento (se é que estou certo).

Outro questionamento que fica no ar é o seguinte: para que o software adequado à legislação do PAF funcione corretamente é necessário um equipamento fiscal mais moderno, como as chamadas impressoras térmicas (ECF IF com Memória Fita Detalhe). Até o momento a legislação não proibiu nem estabeleceu prazos para a utilização das “matriciais”, mas se já temos prazo para o PAF, por analogia temos prazo para substituição das impressoras térmicas.

O Decreto é o No. 2301-R de 17/07/2009.

José Carlos Pereira da Silva

segunda-feira, 20 de julho de 2009

A APIC Associação dos Profissionais de Informática de Colatina foi destaque na Edição Regional do jornal A Gazeta Norte - Noroeste deste domingo, 19/07/2009. O vice-presidente da APIC, Alextian Bartholomeu Liberato e o coordenador do curso superior de Tecnologia em Rede de Computadores do IFES (Instituto Federal do Espírito Santo), Julio César Nardi, falaram sobre o projeto pioneiro no estado, com finalidade de dar destino certo ao lixo tecnológico. O projeto visa doar os computadores reciclados para famílias de baixo poder aquisitivo e retirar para venda o chumbo e cobre das placas dos computadores que não puderem ser reciclados.
Os parceiros da APIC no projeto, que aguarda os trâmites burocráticos, são IFES, Prefeitura Municipal de Colatina e SANEAR Serviço Colatinense de Meio Ambiente e Saneamento Ambiental.
Conheça a APIC através do site www.apic-colatina.com.br.

sábado, 18 de julho de 2009

Professor.com

Já está disponibilizada pelo Banco de Desenvolvimento do Espírito Santo (Bandes) uma linha de crédito de até R$ 3 mil para os professores da rede pública e particular (inclusive DT) do estado do Espírito Santo para compra de computador. A boa notícia é que não há configuração mínima exigida, ou seja o professor opta pela configuração e pela loja que quiser.

A inscrição para a primeira etapa do cadastramento vai até 31/08/2009, e a segunda etapa de 01/03 a 30/04/2010, nas agências do Nossocrédito dos municípios, com contra-cheque e contrato de trabalho. OS DTs precisam apresentar avalista. É preciso ter curso de licenciatura e de empreendedorismo. No cadastramento, o professor receberá todas as informações sobre o local onde fazer o curso de empreendedorismo, que dura 4 horas. Também pode ser feito pela internet, pelo site conect.es.sebrae.com.br .
A linha de crédito não depende do salário do professor e a taxa é de 0,8% ao mês, com parcelamento em até 24 meses, com três de carência e desconto em folha.

“O Professores.com Bandes é uma chance de habilitar os professores no quesito empreendedorismo. Nosso foco é capacitar, habilitar esses professores num primeiro momento para que eles tenham um comportamento empreendedor, e numa segunda etapa, massifiquem essas características, motivando também os jovens”.
(Guerino Balestrassi, diretor-presidente do Bandes)

Os endereços e telefones das agências Nossocrédito podem ser acessados no site do Bandes: www.bandes.com.br, ou consultados pelo Bandes Atende, pelo telefone 0800 283 4202.
Fonte:
A Gazeta
www.jusbrasil.com.br
www.bandes.com.br
O Projeto de Lei número 607 de 2007 em trâmite no Senado Federal, que dispõe sobre a regulamentação do exercício da profissão de Analista de Sistemas e suas correlatas, cria o Conselho Federal e os Conselhos Regionais de Informática e dá outras providências, recebeu relatório positivo na Comissão de Constituição e Justiça (com correções), recentemente publicado em 09/07/2009.

Segundo a proposta, embora os Conselhos tenham caído na revisão pela CCJ, teríamos uma espécie de “OAB da Informática”, conselhos existentes que passam a gerir a atividade e a habilitação dos profissionais de tecnologia da Informação. O Projeto foi em março de 2008 aprovado na Comissão de Ciência e Tecnologia.
Você sempre trabalhou com informática mas não tem formação na área? Comece a se preocupar com o tema! Porém aí vai o alívio: se comprovar 5 (cinco) anos de profissão na época da entrada em vigor da Lei, permanecerá com seu emprego e profissão.

Gestão de Projetos de Sistemas de Informação passa a ser uma atividade que só um analista de sistemas pode desempenhar. Adeus aos PMPs que não tem formação na área! Perícias e Auditoria também! Adeus auditores formados em Administração! Ensino também! Quer abrir uma escola de informática? Onde está o “Analista”? Ou seja, para muitas atividades, será necessário ser “Analista de Sistemas”, nos termos da Lei.

Fonte: PC Magazine
Foi publicado no diário oficial de 24/06/2009 os pareceres homologatórios 13/09 e 14/09 do dia 19/06 que trata da obrigatoriedade de atualização da versão para 01.05.00, da impressora fiscal ECF IF FS-600 e FS-2100T, da marca Daruma, na próxima intervenção técnica. Os equipamentos destinados a autorização de uso deverão ser lacrados com a nova versão. A data limite para a atualização foi fixada em 19/12/09.
Fonte: www.sefaz.es.gov.br